Biologia do inseto

 

    As mariposas (adulto) do bicho-mineiro são microlepdópteros de ábito crepuscular-noturno. São bem pequenas, com aproximadamente 6,5 mm de envergadura, coloração geral prateada, apresentando em cada ponta das asas anteriores uma mancha circular prateada e de alo amarelado. As asas posteriores são franjadas. Quando em repouso, as asas anteriores cobrem as posteriores. Durante o dia, as mariposas ocultam-se sob as folhas dos cafeeiros, na metade inferior das plantas. Para vê-las, basta agitar a folhagem do cafeeiro, de onde saem voando. A tardinha, começo do anoitecer, abandonam seu esconderijo e iniciam suas atividades.

    O inseto sofre metamorfose completa,passando pela fase de ovo, lagarta, crisálida e adulta. Só na fase de lagarta é prejudicial ao cafeeiro; na fase adulta causa-lhe prejuízos indiretos, pois é nela que ocorre a fecundação da fêmea, de cujos ovos surgirão as lagartas. Estas possuem aparato bucal mastigador, enquanto que os adultos o têm sugador-maxilar, dotado de uma espirotromba que se desenrola por ocasião da alimentação. As lagartas apresentam oito pares de pernas, sendo três torácicos e cinco abdominais.

    Os ovos são postos isoladamente e sempre na página superior das folhas; são achatados, brancos brilhantes, com 0,30mm de comprimento e 0,25mm de largura.

    Após a fase de ovo, que pode durar de cinco a 21 dias, eclode a lagartinha, que penetra diretamente na folha, sem entrar em contato com o meio exterior, e aloja-se entre as duas epidermes, começando a se alimentar-se, com conseqüente formação da mina. Consome somente o tecido paliçádico. À medida que a lagarta se alimenta e desenvolve-se, a lesão aumenta. Pode ser encontrada, em uma só lesão, uma ou mais lagartas. A presença de uma ou mais lagartas, numa mesma lesão, deve-se à coalecência de lesões. Originalmente, cada ovo dá origem a uma lesão ou mina. A lesão da folha do cafeeiro apresenta coloração marrom, resultado da necrose do tecido paliçádico destruído pela lagarta e também do tecido lacunoso correspondente.

    Após a fase de lagarta, que pode durar de nove a 40 dias, dependendo das condições climáticas, a lagarta, cujo comprimento é de aproximadamente 3,5mm, deixa de se alimentar, abandona a lesão, desce por meio de um fio de seda por ela produzido e encrisalida-se nas folhas do terço inferior do cafeeiro, geralmente na página inferior, após construir um casulo com proteção de fios de seda em forma de X. Finda a fase de crisálida, que dura de cinco a 26 dias, emerge o adulto.

    O ciclo evolutivo varia de 19 a 87 dias, de acordo com as condições climáticas, principalmente temperatura, umidade relativa do ar e precipitação.